Associação completa 60 anos

Data de Postagem: 01/03/2017

Primeiro clube da região a congregar uma categoria profissional, a Associação faz aniversário neste mês

Dia 30 de março é a data oficial da fundação da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo. A entidade surgiu para representar os servidores da prefeitura e suprir a lacuna de clubes sociais e esportivos na cidade. Pouco a pouco, o espaço foi palco de bailes, festas e uma alternativa para práticas esportivas, recreativas e culturais.

Por sete anos, a clube funcionou em uma modesta casa alugada na Rua Ítalo Setti e, em 1963, iniciou a construção da atual Sede Urbana. No coração do centro da cidade, a Associação viu São Bernardo experimentar o progresso trazido pela instalação de grandes indústrias e se transformar em uma metrópole. Cresceu junto com o município e ganhou outras sedes, a Náutica, à beira da Represa Billings, e a Campo, no Bairro Nova Petrópolis.

Daquela semente plantada por 183 sócios-fundadores seis décadas atrás, hoje a Associação é um dos clubes mais respeitados do Grande ABC e reúne 15 mil associados, entre titulares, agregados e dependentes, oferecendo diferentes atividades esportivas, recreativas, sociais e culturais.

Associação no tempo

1957

Em 30 de março de 1957 foi lavrada a ata de fundação. O brasão foi criado por Newton Ataliba Madsen Barbosa no mesmo ano. Acontece a primeira Festa Junina.

1958

Em 1958, foi inaugurado, na primeira sede, o galpão de madeira com 300 metros quadrados onde se realizaram bailes, carnavais e outros eventos.

1963

Começa a construção do Ginásio Lauro Gomes, em um terreno cedido pela prefeitura.

1964

Inauguração do Ginásio Lauro Gomes, que recebeu grande apoio do então prefeito de São Bernardo. Ele, no entanto, não teve tempo de ver finalizada a obra que levou seu nome e faleceu poucos meses antes da inauguração.

1964

Realização do 1º Campeonato Interno de Futebol de Salão, com 20 equipes de adultos e sete de menores.

1966

Surge a primeira escolinha de futsal.

1967

Inaugurado em 7 de janeiro o Conjunto Aquático Hygino Baptista de Lima. Surgem as escolinhas de voleibol e bola-ao-cesto

1968

Em junho, o Ginásio Lauro Gomes abriga o Concurso de Quadrilhas da prefeitura. O local também recebe lutas livres de Ted Boy Marino, Rasputim e Homem da Montanha

1969

Surgem as Domingueiras, que inovou em matéria de bailes no ABC. Eram os “Anos Dourados”, com apresentações de grupos musicais do tempo do iê-iê-iê: Os Incríveis, Os Condors, Som 5, Arnaldo Savy Trio, entre outros.

1970

As equipes de menores de vôlei, basquete e futsal seguem conquistando boas colocações no campeonato estadual, o que reforça a tradição do clube nas categorias de base.

1971

Inauguração da sauna em 30 de dezembro.

1972

A dupla caipira Alvarenga e Ranchinho se apresenta na Festa Junina, que em 60 anos de existência do clube, nunca deixou de ser realizada.

1977

A palavra entre os jovens é discoteca. A Associação segue a tendência e revive as domingueiras.

1978

É inaugurado o Ginásio Manoel Guarini com a exibição internacional de basquete dos Harlem Wizard’s.

1979

Inaugurada as quadras de tênis no antigo espaço das canchas de bocha, levando o mesmo nome do velho local: Conjunto Tenístico Paulo da Costa Cunha

1980

É montado um grande circo no Salão Social em homenagem ao Dia das Crianças.

1983

A Associação finalmente tira do papel um antigo projeto e inaugura a Sede Náutica no Riacho Grande em 26 de março. No mesmo ano, a 1a piscina aquecida é inaugurada em 19 de novembro.

1987

Acontece a 1ª “Una Notte in Italia”, que mais tarde se chamaria Noite Italiana.

1989

É realizado pela 1a vez o Programa de Férias, que acolhe os filhos dos associados durante o recesso escolar. Acontece a 1ª Prova de Revezamento a Nado 24h da Associação, que se repete como competição oficial da federação paulista.

1992

Depois de uma pausa, o Baile Havaiano volta em grande estilo à Sede Náutica.

1997

Inauguração da Sede Campo Nova Petrópolis com pista de cooper aberta à comunidade.

1998

Surge o primeiro grupo da Terceira Idade, o Nova Vida. Hoje, são cinco núcleos de convivência.

É inaugurado o Espaço Cultural Dona Zequinha em 29 de julho.

2007

Surgem as Sextas Musicais, com apresentações ao vivo de músicos do ABC, realizadas quinzenalmente.

2013

A Academia de Musculação é totalmente reformada e tem equipamentos substituídos.

Os Campeonatos de Futebol entram na 20a edição na Sede Campo Nova Petrópolis.