Como cuidar da sua saúde mental

Data de Postagem: 30/03/2016

Qualidade de vida é cuidar bem do corpo e da mente: confira atitudes e cuidados para o bem-estar emocional

Uma alimentação saudável e equilibrada aliada à prática regular de exercícios físicos são cuidados para quem busca uma boa saúde física. Porém, estar atento à saúde mental e emocional é essencial para uma vida saudável. Inúmeras preocupações cotidianas, a vida corrida nas grandes cidades, acúmulo de atividades e excesso de informações a serem assimiladas são alguns dos fatores que podem causar ansiedade, cansaço mental e outras reações que afetam o bem-estar mental e emocional.

"Ser mentalmente saudável é ser capaz de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio. Mesmo que em seu dia a dia uma pessoa vivencie emoções diferenciadas como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva ou frustração, estas podem ser harmonizadas. Ou, se houver uma reação, isso não desestruturará a pessoa", explica a psicóloga Vera Da Ros.

Algumas atitudes ajudam na busca da mente em harmonia. A organização britânica "Mental Health Foundation" listou no guia "Como olhar e cuidar da sua saúde mental" alguns pontos importantes para o bem-estar mental e emocional (veja no box abaixo e ao lado). De acordo com a entidade, falar sobre seus sentimentos e emoções é o primeiro item da lista.

"Um canal possível de expressão de sofrimento psíquico é através das relações pessoais. Falar sobre dúvidas, sentimentos e sofrimentos pode propiciar alívio e novas energias podem ser ativadas. Ao falarmos para o outro também nos escutamos e organizamos algo que estava confuso ou caótico", afirma a profissional.

Autoconhecimento

Lidar com emoções positivas ou negativas é normal para cada ser humano: quais emoções são passíveis de serem normalmente suportadas e qual a intensidade de cada uma dependerá de fatores individuais e culturais.

"Um dos aspectos que pode nos ajudar a evitar que algumas emoções destrutivas nos dominem é o treinamento da observação atenta do que ocorre em nosso mundo interno e externo. A observação de cada evento buscando entender ou desvendar a verdadeira realidade nos ajuda a lidar melhor com emoções negativas. Uma pessoa que se observa com profundidade terá a percepção mais clara de que muitas vezes exageramos nas reações aos diversos eventos do dia a dia e de que damos um peso muito grande aos fatos negativos", resume.