Conjunto Aquático era inaugurado há 50 anos

Data de Postagem: 01/01/2017

O ano era 1967. Três anos depois da inauguração do Ginásio Lauro Gomes, a Associação inaugurava em 7 de janeiro, no alto verão, a sua segunda grande obra: o Conjunto Aquático Hygino Baptista de Lima. O nome é uma homenagem ao prefeito de São Bernardo da época, que colaborou bastante com a administração do clube. A presidência da diretoria estava a cargo de Jaime Franchini.

“As piscinas eram uma grande novidade e trouxeram pessoas novas à Associação. Hoje é comum prédios com piscina, mas naquela época, não. Tinha um glamour, as pessoas vinham se encontrar para tomar sol e se refrescar. Todos se conheciam. Lembro das piscinas sempre lotadas nos verões. Eu trazia meus filhos pequenos”, relembra o aposentado Valter Boralli, que colaborou com a gestão do clube e foi diretor de Sede, de Patrimônio e Financeiro.

A primeira atração das piscinas foi um show aquático do Fluminense FC, do então estado da Guanabara. O sucesso foi tanto que a Associação passou a ter o seu próprio grupo, que se apresentava no Dia das Crianças, do funcionário público e no aniversário do clube, além de shows externos.

“O show aquático durava duas horas e lotava as arquibancadas. Apresentávamos os quatro estilos de nados, com um locutor contando a história da natação e dos atletas olímpicos, fazíamos uma demonstração de salvamento e de saltos do trampolim. O momento mais esperado era o show dos Aqualoucos, com acrobacias engraçadas inspiradas no circo. Quando começamos, eu tinha 13 anos e era um dos loucos” conta Adilson Zambelo Shinho, de 63 anos, que chegou a ser diretor de Esportes.

Adilson fez parte da primeira equipe de natação do clube e teve aulas com professor pioneiro da modalidade na Associação, o holandês Petrus Wigtenbroek, contratado logo após a inauguração das piscinas.

“Participávamos de competições internas e externas, maratonas aquáticas, provas de revezamento, travessias em represas e mar aberto. Acabei me tornando técnico de natação e tive atletas olímpicos”, afirma Adilson.

Cinco décadas depois, o Conjunto Aquático continua sendo uma das atrações preferidas dos associados no verão.