Dengue é coisa séria!

Data de Postagem: 01/04/2015

Casos de Dengue estão aumentando no país; veja como evitar a doença


O número de casos de Dengue está crescendo em todo o país. Entre janeiro e fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde registrou um aumento de 139% nos casos da doença, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 174.676 notificações, contra os 73.135 de 2014.

A proliferação do mosquito e o consequente aumento nos casos de dengue podem estar relacionados à estocagem inadequada de água devido à estiagem. "Em muitas regiões, por conta da falta de água, as pessoas acabaram acumulando água em casa. Isso ajudou também a ampliar a proliferação do mosquito", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Ainda segundo ele, pode haver um aumento ainda maior nos próximos meses. "O período de março a maio é, historicamente, o de maior transmissão da dengue e isso acende o alerta para a necessidade de redobrar as ações de vigilância", observou.

Doença pode ser fatal

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

O período de incubação é, em média, de 5 a 6 dias e após este período podem surgir os sintomas da doença. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira.

Em um período de 3 a 7 dias a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

Estes são os sintomas da dengue clássica. Entretanto, a doença pode evoluir para uma forma mais grave, conhecida como dengue hemorrágica. Os sintomas iniciais são os mesmos, porém depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal e rompimento dos vasos superficiais da pele (hematomas).

"Dengue, com dor abdominal persistente e com vômitos, é sinal de agravamento. A pessoa com esses sintomas precisa ser hidratada imediatamente. Isso é decisivo para que não ocorram óbitos", alertou o ministro da Saúde.

Tratamento e perigo da automedicação

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos aliviam os sintomas.

Caso haja suspeita da doença deve-se procurar um serviço de saúde e nunca se automedicar. Antitérmicos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral etc) e anti-inflamatórios interferem no processo de coagulação do sangue, agravando a situação.

Como evitar

É muito importante que cada um faça a sua parte para combater o mosquito transmissor da dengue. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

A melhor forma de se evitar a doença é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do Aedes aegypti. Entre as recomendações do Ministério da Saúde, estão: manter as caixas d'água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; colocar as garrafas com a boca para baixo; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos pratos das plantas, entre outras.