Futebol é paixão!

Data de Postagem: 06/06/2014

O futebol foi criado na Inglaterra, mas o país do esporte é o Brasil. Paixão nacional, ele é considerado uma manifestação cultural do povo brasileiro e popularizou-se por aqui em virtude da facilidade em se praticar e de sua capacidade de agregar pessoas de todas as classes sociais.   Neste mês, o país sedia a maior festa deste Arcenio Ludovico da Silva 53 anos, professor de educação física especial esporte, a Copa do Mundo. A Seleção Canarinho participou de todas as Copas do Mundo já realizadas e é a maior campeã, com cinco títulos.   A Revista Associação Clube conversou com associados de quatro gerações diferentes para que eles pudessem contar o porquê são tão apaixonados pelo esporte. Confira os depoimentos!   Arcenio Ludovico da Silva 53 anos, professor de educação física   "Minha vida toda está relacionada ao esporte e o futebol é o que mais gosto. Sempre joguei e sou apaixonado por futebol; foi ele, inclusive, que me influenciou a escolher minha profissão.   Desde que me tornei associado, há cerca de seis anos, costumo participar das competições de futebol de campo do clube, que são muito procuradas. Acho que o brasileiro é fanático por esse esporte porque não exige muito: você junta um pessoal e já sai jogando.   Acompanho as Copas do Mundo desde os meus nove anos. A Copa que mais me marcou foi a de 1970. Além de o Brasil ter sido campeão, era época do lançamento da TV colorida. Toda a família ia assistir aos jogos na casa de um tio, o único que tinha a novidade. Foi muito emocionante.   Estou contente por esta Copa ser no Brasil, espero que Seleção seja campeã. Minha expectativa é a de que o povo faça uma festa bonita e receba bem as pessoas.   Como estarei em férias neste período, pretendo acompanhar a Copa do início ao fim. Certamente virei ao clube assistir a alguns jogos pelo telão que irão montar, achei a ideia incrível."   Marcus Paulo Nunes Gouvea 36 anos, professor da Escola de Futsal do clube   "Sou apaixonado por futebol porque este esporte sempre fez parte da minha vida. Quando criança eu via meu pai e meu primo jogarem e sempre quis praticar. Joguei profissionalmente e fiz faculdade de educação física para continuar trabalhando e vivenciando essa área.   Além de professor, sou associado desde 2007 e participo das competições de futebol e futsal desde que me tornei sócio. Foram mais de dez campeonatos. Participo porque gosto de praticar o esporte e de fazer novas amizades.   Já assisti a oito Copas do Mundo. Todas foram marcantes, mas as que eu mais gostei foram a de 1986, pois tinha ótimos jogadores e um excelente técnico; a de 1994, pois tínhamos uma ótima seleção e conquistamos o tetracampeonato; a de 2002 porque a seleção também era muito boa e conquistamos o penta; e a de 2006, pois, novamente, tínhamos uma ótima seleção.   Para este ano, espero que o Brasil ofereça o seu melhor e realize um grande evento; que todos os torcedores saibam se comportar pacificamente, com respeito ao próximo. Minha expectativa é a de que os jogadores se dediquem ao máximo e que a Seleção conquiste o hexacampeonato!"   João Vitor Andrade 14 anos, estudante   "Sou fanático por futebol. Toda a minha família adora e me incentiva. Aprendi a jogar com meu irmão mais velho e meu pai também joga. Comecei na Escola do clube com cinco anos e fiz parte do time que disputava campeonatos de futsal pela Associação até 2010.   Eu respiro futebol, sou apaixonado mesmo. Completei rapidamente o álbum da Copa. Vi os Mundiais de 2006 e 2010. Acho que a Copa acontecer este ano no Brasil é legal porque o povo fica mais unido por uma causa em comum. É ainda mais especial, temos que aproveitar essa oportunidade.   Também gosto do clima que fica nesta época, João Vitor Andrade 14 anos, estudante todo mundo torcendo pela mesma equipe.Espero muito que o Brasil seja hexacampeão."   Pedro Henrique Damásio 10 anos, estudante   "Futebol é o esporte que eu mais gosto. Faço a Escola do clube desde 2011. Sou atacante e adoro jogar futebol e futsal.   Lembro um pouco da Copa de 2010, então esse ano será muito legal poder acompanhar aos jogos, ainda mais porque serão aqui no país. Estou torcendo muito para a Seleção Brasileira ser hexacampeã!"