Mantenha a boa forma nas festas de fim de ano

Data de Postagem: 01/12/2015

Fim de ano é sempre a mesma coisa: família reunida, mesa farta e pratos tradicionais muitas vezes gordurosos e calóricos. E aí que mora o perigo: muitas pessoas acabam exagerando, o que pode levar a ganho de peso nesta época e contribuir para agravar doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

"A maioria dos pratos calóricos que costumamos comer no período de festas são considerados alimentos com calorias vazias, ou seja, muito calóricos e sem nenhum nutriente benéfico à saúde. São alimentos ricos em gorduras ruins (saturadas e hidrogenadas), sódio e açúcar, que são os desencadeadores de todas as doenças crônicas das quais as pessoas são comumente acometidas, como pressão alta, diabetes, alterações do colesterol, triglicérides e obesidade", explica a nutricionista Alessandra Imaizumi Grisante, especializada em Fisiologia do Exercício e atuante em Programas Empresariais de Qualidade de Vida.

Para quem quer manter o peso, está de dieta, tem alguma restrição alimentar ou simplesmente se preocupa com a qualidade dos alimentos que consome, substituir pratos e ingredientes tradicionais por opções mais saudáveis é o mais recomendado (confira o box abaixo e ao lado).

"Devem ser priorizados os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais e com baixo teor de açúcar, gorduras e sódio. De modo geral, estas fontes alimentares são frutas, verduras, legumes, alimentos integrais em pequenas quantidades, carnes magras, leites e derivados desnatados ou com teor reduzido de gorduras, oleaginosas e frutas secas, pois além de contribuírem para o aumento da saciedade, são nutritivos e evitam a maior ingestão de alimentos considerados ruins", ensina.

De acordo com a nutricionista, frutas secas e oleaginosas (castanha-do- pará, avelã, amêndoa e nozes) são alimentos saudáveis e ricos em minerais, gordura boa e fibras, porém devem ser consumidos com moderação porque são calóricos.

Recomendações

No dia da ceia de Natal ou Reveillón, não fique muito tempo sem comer e evite beliscar. "A prioridade é fazer as refeições do dia normalmente, completas e bem fracionadas. Não se deve acordar muito tarde, pular refeições e não ficar mais do que quatro horas em jejum", recomenda a nutricionista.

Para os lanches de intervalo entre as refeições, frutas, iogurtes magros, farelos (aveia, quinoa, farinha de linhaça e chia) em pequenas quantidades e alimentos integrais auxiliam na saciedade. Durante o dia, cubinhos de cenoura baby e pepino, tomate cereja e frutas (pera, maçã, morango e outras frutas vermelhas) picadas são uma boa pedida. Iogurtes magros podem ser associados às frutas em um lanche da tarde. Os legumes podem ser consumidos à noite, antes da ceia.

"Se não tem como fugir das tentações, a melhor estratégia é sempre moderação. Tudo o que se restringe, a vontade aumenta. O ideal é comer poucas quantidades e fazer o possível para melhorar os preparos, evitando o uso de ingredientes que possam aumentar o aporte calórico dos pratos", afirma.

Confira duas receitas saudáveis e gostosas:

Surpreenda seus convidados com pratos com poucas calorias e gorduras, mas igualmente saborosos

Tabule de Quinoa

Receita da chef Ana D'Andrea

Sorvete de Frutas Vermelhas

Sugestão de acompanhamento: polvilhar com frutas vermelhas e amêndoas picadas e adoçar com um fio de mel
Receita da nutricionista Simone Bach