Saia do sedentarismo na Associação Clube

Data de Postagem: 12/02/2020

Levar uma vida mais saudável é uma das suas metas para 2020? Seja qual for o objetivo, a Associação Clube oferece opções para quem busca exercitar-se regularmente. Escolha a modalidade que mais se adequa às suas necessidades e venha suar a camisa com a gente! São opções para todas as idades.

NATAÇÃO

Nadar queima calorias, trabalha intensamente a parte aeróbica e movimenta quase todos os músculos e articulações. Promove o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e o ganho de tônus muscular, além de proteger as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite. Por ser um esporte aquático de baixo impacto, reduz a possibilidade de lesões.


HIDROGINÁSTICA

Melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência, a força e o equilíbrio muscular, a circulação sanguínea e a flexibilidade. Além de trabalhar o equilíbrio corporal e a coordenação motora, ajuda a manter a densidade mineral óssea, auxiliando no tratamento da osteoporose. De baixo impacto, o que reduz o risco de lesões, os exercícios são divertidos e, por serem sempre em grupo, promovem a socialização.

MUSCULAÇÃO

Promove o aumento da força e da resistência muscular, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de gordura corporal. Acelera o metabolismo basal, pois o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados, o que ajuda a emagrecer. Ajuda a evitar a perda muscular que ocorre depois dos 50 anos e é uma importante aliada contra a osteoporose ao aumentar a densidade óssea. Melhora a postura e a flexibilidade, além de ser ótima para a saúde do coração. Ajuda a prevenir lesões, pois fortalece as articulações. Na academia da Associação, o programa de exercícios é personalizado.

CAMINHADA

Pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico. A caminhada tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas, tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações, em especial nos joelhos e tornozelos, é bem menor. A prática regular promove a melhora da circulação e do condicionamento físico, reduz a ansiedade, auxilia nas dietas de emagrecimento, evita o aparecimento de osteoporose e combate diabetes, hipertensão, colesterol alto e problemas cardíacos.

CORRIDA

Correr melhora a capacidade cardiovascular e pulmonar, a força de membros inferiores, a qualidade do sono e deixa os ossos mais fortes e saudáveis. Reduz a gordura corporal, melhora os níveis de colesterol e auxilia na redução da osteoporose. Pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, além de aliviar o estresse, pois libera endorfina e outros neurotransmissores ligados ao bem-estar.

CIRCUITO FUNCIONAL

O treinamento em circuito consiste na integração de diferentes exercícios, feitos em sequência. Com quatro ou cinco estações por treino, o objetivo é permanecer no mesmo exercício por um minuto e 20 segundos. O grupo de exercícios pode ser apenas muscular ou intercalado com atividades aeróbicas leves. Os benefícios são o fortalecimento do tônus muscular e do sistema cardiorrespiratório.

LOCALIZADA

Aula com exercícios de séries de repetições focados em determinados grupos musculares. São utilizados equipamentos como halteres, pesos de perna, anilhas e bastões nos exercícios para pernas, glúteos, braços, ombros, costas e abdômen. Além da tonificação dos músculos, a ginástica localizada proporciona um bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência.

HIIT

O treinamento intervalado de alta intensidade é composto por exercícios rápidos e intensos, intercalados com períodos de descanso ativo e passivo. É ideal para quem tem pouco tempo e quer diminuir gordura, ganhar músculos, perder peso e melhorar o condicionamento. A sessão dura 30 minutos. Vários estudos apontaram que esta metodologia de treinamento intensifica, após o treino, o efeito EPOC, que é o consumo de oxigênio para que o corpo se recupere do exercício físico. Isso quer dizer que, mesmo em descanso, a pessoa continua queimando calorias.

GAP E ABDÔMEN

Seções de ginástica localizada. Na aula de GAP, a ênfase é para glúteos, abdômen e perna. Já a aula de abdômen é focada somente neste grupo muscular.

ALONGAMENTO

A aula de alongamento tem como objetivo aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, ajudando no bom funcionamento do corpo e beneficiando a mobilidade em atividades do dia a dia. É um complemento para antes e depois do treino. Melhora a postura e ameniza dores, além de promover o relaxamento. Também é indicado para pessoas com problemas de coluna e em recuperação pós-cirúrgica.

JUMP

Um pequeno trampolim é utilizado para a execução de coreografias. Os benefícios incluem o fortalecimento e a tonificação musculares (principalmente membros inferiores e core, que são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril), o aumento da coordenação motora e a melhora do sistema cardiovascular, além de auxiliar no emagrecimento. Contraindicada para cardiopatas, gestantes, labirintite não-medicada e pessoas com problemas nas articulações.

FIT DANCE

Diversão e bem-estar através da dança é a proposta do Fit Dance. A metodologia da franquia, de Salvador (BA), tem instrutores treinados com coreografias padronizadas para vários tipos de músicas, do reggaeton ao axé, passando pelo sertanejo e funk. É uma aula prazerosa e divertida, em grupo, e com foco no bem-estar e autoestima, pois libera endorfinas, o hormônio do prazer. Auxilia na melhora da concentração, memória e coordenação motora.

ZUMBA

Mistura dança de ritmos latinos e brasileiros com movimentos fitness. Beneficia a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos, melhora o equilíbrio e auxilia no emagrecimento, pois é uma aula com alto gasto calórico. Promove a socialização, pois é em grupo.

MAT PILATES

Promove o fortalecimento do core, os músculos do centro do corpo (que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdômen) e aumenta a mobilidade articular e a flexibilidade. A consciência corporal obtida com o mat pilates e o foco nos músculos do core fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas. É praticada no solo.

YOGA

Promove a melhora da flexibilidade, postura, equilíbrio, consciência corporal e tônus muscular, prevenindo quedas. Através da meditação e técnicas de relaxamento, trabalha o equilíbrio emocional, melhorando quadros de ansiedade, insônia e estresse.

TAI-CHI-CHUAN

Proporciona uma grande harmonia entre corpo, mente e emoção. Melhora a dor e a rigidez articular, ajudando em casos de osteoartrite. Aumenta a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e o condicionamento aeróbico. Melhora a qualidade do sono e a imunidade.

JIU-JITSU

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial baseada no uso do corpo como alavanca e no aproveitamento da força do adversário. O objetivo é imobilizar o oponente sem machucá-lo, nocauteá-lo ou acertá-lo. Trabalha tanto a parte aeróbica, com melhora do sistema cardiorrespiratório, quanto muscular, principalmente por trabalhar a isometria de força. São muitos os benefícios trazidos pela prática, mas o mais importante são o autocontrole e a autoconfiança.

TÊNIS

O tênis trabalha e fortalece os músculos dos braços, pernas, abdômen, ombros e costas de forma prazerosa. Ajuda a perder peso por conta do gasto calórico. Desenvolve o senso de direção e a coordenação motora, aumenta a flexibilidade, a agilidade, o tempo de reação, reflexo e capacidade de concentração, além de prevenir doenças cardiorrespiratórias.

VÔLEI SIMPLIFICADO

Modalidade indicada para o público com mais de 60 anos. Melhora o condicionamento físico, a coordenação motora, a flexibilidade e a concentração, além de estimular os vínculos de amizade, a socialização e o espírito de equipe.

PLANOS FAMILIARES:

Quanto mais pessoas do mesmo título estiverem matriculadas nos cursos esportivos da Associação Clube, mais barato fica. Consulte os descontos oferecidos no Departamento de Esportes.