Alimentação saudável é incentivada pelo projeto Cidade do Vôlei

Data de Postagem: 01/09/2016

A conscientização a respeito de uma alimentação saudável é um ponto importante na preparação física das atletas das equipes do Cidade do Vôlei, projeto da Associação com o objetivo de desenvolver as categorias de base no município.

São feitas três avaliações físicas anuais, uma em fevereiro, a segunda em junho e a terceira no final do ano. “Avaliamos as qualidades físicas e o IMC (Índice de Massa Corporal) para verificar se as garotas estão com o peso ideal de acordo com a altura e a idade”, explicou Claudia Monteforte, preparadora física das equipes.

“Constatamos que algumas atletas estavam com sobrepeso e passamos a orientá-las sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada, evitando frituras, doces, refrigerantes e produtos industrializados, como salgadinhos e bolachas recheadas. A obesidade infanto-juvenil é um fator de risco para doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, além da sobrecarga das articulações e tendões”, completou.

Na segunda avaliação do ano, foi constatado que algumas garotas que estavam com sobrepeso, ao mudar hábitos alimentares, chegaram ao peso normal. É o caso de Julia Silva Limberti, de 12 anos, atleta do Sub 13 Pré-Mirim.

“Perdi peso e agora tenho um IMC normal. Restringi refrigerantes, hambúrguer e cachorro quente da minha dieta, o que não foi um problema porque sempre gostei de legumes e verduras. Isso me ajudou bastante no jogo, estou mais ágil, rápida e consigo saltar mais. A autoestima também melhorou. Acho importante o projeto se preocupar em nos orientar sobre a alimentação. Até meus pais também melhoraram os hábitos à mesa”, contou ela.

O projeto Cidade do Vôlei atende 100 meninas de 9 a 14 anos da cidade. Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, é uma realização da Associação com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo. O patrocínio é das empresas Sonda Supermercados, Hunter Douglas, Cabot, Guacira Alimentos, Transcor, Powercleaning e NovaLimp.