Aprendizado com o ‘todo’ define 2020 do Projeto Cidade do Vôlei

Data de Postagem: 24/12/2020

A pandemia da COVID-19 desacelerou todos os setores da sociedade. As incertezas tomaram conta das famílias e gestores públicos. O “como será o novo normal” ainda não tem resposta. Estamos em meio à maior crise sanitária do mundo e que já ultrapassa dez meses.

Aqui no Estado de São Paulo, a quarentena foi instalada já na segunda quinzena de março. Decreto homologado, escolas, locais de lazer, centros esportivos, clubes e parques foram fechados.

O mundo esportivo foi diretamente impactado com a suspensão dos jogos das diversas modalidades, o que obrigou que a prática de jovens, adultos e crianças acontecesse de modo remoto. As profissionais do Projeto Cidade do Vôlei se desdobraram para que as atletas mantivessem a motivação ao longo do isolamento social.

Mesmo no mês de Novembro, todo o Estado entrou no faseamento verde, as aulas presenciais na Associação não voltaram, uma vez que a possível segunda onda da COVID-19 poderia atrapalhar a dinâmica das aulas e colocar em risco as praticantes e profissionais.

“Apesar do ano difícil longe das quadras aprendemos outras formas de estarmos juntas como equipe. E não faltou união, amizade e comprometimento das atletas e comissão técnica. As atletas participaram de muitos treinos, brincadeiras, desafios online e até fizemos uma espécie de "Drive Thru" para a entrega dos troféus para elas. Espero que tenham ficado felizes com os troféus e medalhas que entregamos com todo carinho”, declarou a coordenadora do projeto, Raquel Nalini.

A gestora fez questão de agradecer também as famílias das alunas. “Um agradecimento aos pais também pela confiança no Projeto Cidade do Vôlei e por incentivarem as meninas de todas as maneiras possíveis. Também quero agradecer à CT e minhas amigas Amanda Bonfante e Daniela Berto que criaram diversas atividades e formas de trabalho para incentivar e motivar as atletas”, acrescentou.

Amanda Bonfante, preparadora física das atletas, também enalteceu o equilíbrio com que as alunas passaram este ano e o quanto o time ficou ainda mais unido fora das quadras. “Tivemos que nos reinventar para que não deixássemos as atletas sem treinamento. Foi uma experiência difícil no início, porém com o passar do tempo fomos nos adaptando e tudo fluiu durante esse ano tão difícil que foi com a pandemia. Esse ano mostrou que mesmo diante de uma dificuldade fora do nosso controle a união das equipes e junto com as técnicas Raquel e Daniele pudemos encerrar o ano muito bem”, finalizou.

O projeto Cidade do Vôlei entrará em sua sétima versão seguida e vem obtendo destaque entre os projetos executados no Estado. A internet levou muito mais que treinamento. Levou esperança, motivação e superação as atletas e seus familiares.

Sergio Baffile, responsável técnico da Associação, agradece mais uma vez a confiança do Governo do Estado de São Paulo e das empresas que continuam acreditando nesse trabalho.

E como a pandemia obrigou toda a comissão técnica a aprimorar seus conhecimentos “tecnológicos”, não poderia faltar um vídeo de natal para encerrar mais um ciclo de sucesso.