Associação/Na Cesta forma talentos no basquete feminino

Data de Postagem: 01/05/2016

As equipes femininas do projeto do clube Na Cesta iniciaram no final de março e começo de abril a participação no Campeonato Estadual de Basquete. O projeto atende mais de 100 meninas de 9 a 17 anos, entre associadas e munícipes, e engloba as categorias de base - Sub 13, Sub 14, Sub 15 e Sub 17 - e a escola da modalidade.

No ano passado, a equipe Sub 13 foi a Campeã Paulista e Estadual de Basquete. O time continua comandado por Edneia Bassoli e agora participa do campeonato na categoria Sub 14. "O objetivo é manter o mesmo nível do ano passado e chegar à final da competição, que dura o ano todo, sem deixar de lado o intuito do projeto, que é desenvolver pessoas melhores. Vejo um time mais maduro e mais consciente, com mais entendimento do sistema de jogo", afirma Edneia, que foi recebeu o Prêmio Melhores do Ano da Federação Paulista de Basquete como a Melhor Treinadora da categoria Sub 13 feminino de São Paulo.

Em 2015, a equipe Sub 14 ficou em quarto lugar no Campeonato Estadual e as meninas do Sub 17 foram Campeãs Estaduais de Basquete. Hoje a equipe é comandada por Vivian Gitti, também técnica do Sub 15. O comando da equipe caçula do projeto, o Sub 13, fica com Regis Moreira, responsável também pela escolinha aberta a associadas e à toda comunidade. A coordenação do projeto fica a cargo de Marcio Bellicieri, técnico de basquete desde 1974.

"Claro que buscamos formar atletas de alto nível técnico que um dia jogarão profissionalmente, teremos satisfação se alguma delas conseguir. Além disso, as boas colocações conquistadas depois de um ano de trabalho significam que o projeto está no rumo certo. Mas em primeiro lugar está a filosofia de contribuir para a formação de caráter das meninas e fazer a diferença na vida e no amadurecimento delas", explica o coordenador.

Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, o projeto Cidade do Vôlei é uma realização da Associação com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do município de São Bernardo. O patrocínio é das empresas EMS, Imerys, Pires do Rio, Cyclop e Brasil Maxxi. Recentemente, foi a aprovado o terceiro ciclo do projeto com uma nova fase de captação de recursos já autorizada.

Escola de Basquete

Muitas das atletas que compõem a equipe Sub 13 vieram da Escola de Basquete, que atende associadas e toda a comunidade, oferecendo vagas para meninas com idade a partir dos 9 anos. Para participar, basta comparecer no dia dos treinos e conversar com o professor Regis Moreira. As aulas acontecem às segundas e quartas, das 14h às 15h30, e às terças e quintas, das 8h às 9h30, no CREC Baetinha (Rua Bauru, 20, Baeta Neves). Os treinos das equipes também acontecem no local. Mais informações pelo telefone 4336-8219. Acompanhe em facebook.com/projetonacesta.