Atletas do clube faturam 13 ouros no Sul-Americano e Pan-Americano de Paracanoagem

Data de Postagem: 01/08/2019

Os atletas de São Bernardo Luis Carlos Cardoso e Debora Benevides brilharam no Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de Paracanoagem, realizados no dia 6 de julho, na raia olímpica da USP, em São Paulo. Eles faturaram, juntos, 13 medalhas de ouro para o Brasil.

Confirmando sua hegemonia no continente, Luis Carlos subiu no lugar mais alto do pódio nas sete provas que disputou (VL2 200m, KL1 200m, VL2 500m, KL2 500m e Revezamento Masculino). De 21 a 24 de agosto, ele compete no Campeonato Mundial de Paracanoagem, em Szeged, na Hungria, que será classificatório para as vagas da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

“Meu foco é medalhar no Mundial. Não vai ser fácil pela evolução grande dos competidores, mas me considero preparado, estou conseguindo acompanhar o nível. O objetivo é conquistar a vaga para o Brasil para, no ano que vem, representar o país mais uma vez nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio. São duas vagas, uma no caiaque KL1, outra na canoa VL2”, ressaltou. O atleta acumula quatro títulos mundiais na canoa, um no caiaque e o 4º lugar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Treinando em São Bernardo há nove meses, a sul-matogrossense Debora comemorou as seis medalhas de ouro conquistadas no Sul-Americano e Pan-Americano. Ela venceu as provas VL2 200m, KL2 200m, KL2 500m e VL2 500m. Assim como Luis, disputará, neste mês, o Mundial de Paracanoagem na Hungria.

“Saí muito feliz do Pan-Americano, foi a primeira vez que conquistei o ouro nos 500m, e nos 200m diminuí bastante meu tempo. No Mundial, tudo pode acontecer; competirei com grandes atletas que me inspiram. Quero conseguir as vagas no KL2 e VL2 para o Brasil e depois ser a atleta que representará nosso país no Japão”, afirmou.

Denise Oliveira completa o time de São Bernardo. Ela conquistou a 3ª colocação no Sul-Americano e o 4º e 5º lugares no Pan-Americano, nas provas de 200m e 500m da categoria KL3. Comandada pelo técnico Ákos Angyal, a equipe treina na Sede Náutica e na academia da Associação Clube graças à parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, que repassa verba ao clube para o desenvolvimento da modalidade.