Escolha o seu exercício e garanta uma vida mais saudável

Data de Postagem: 02/02/2018

A prática regular de exercícios é um importante aliado para sua saúde. A atividade física fortalece os músculos, ossos e articulações, ajuda a emagrecer, previne doenças crônicas como hipertensão e diabetes, regula o sono e melhora o humor, além de ser uma importante aliada contra a depressão.

Um estudo recente publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine mostra que quem se exercita ao menos uma vez por semana já consegue melhorar o desempenho cardiorrespiratório e aumentar a resistência física. Além disso, está mais protegido contra o risco de morte prematura, que pode ser reduzido em até 30%.

Na Associação, o leque de opções de atividades físicas é amplo e agrada aos mais variados gostos. Conheça as modalidades disponíveis:

NATAÇÃO

Nadar queima calorias, trabalha intensamente a parte aeróbica e movimenta quase todos os músculos e articulações. Promove o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e o ganho de tônus muscular, além de proteger as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoartrite. Por ser um esporte aquático de baixo impacto, reduz a possibilidade de lesões.

MUSCULAÇÃO

Promove o aumento da força e da resistência muscular, ao mesmo tempo em que diminui a quantidade de gordura corporal. Acelera o metabolismo basal, pois o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados, o que ajuda a emagrecer. Ajuda a evitar a perda muscular que ocorre depois dos 50 anos e é uma importante aliada contra a osteoporose ao aumentar a densidade óssea. Melhora a postura e a flexibilidade, além de ser ótima para a saúde do coração. Ajuda a prevenir lesões, pois fortalece as articulações. Na academia da Associação, o programa de exercícios é personalizado.

CIRCUITO

O treinamento em circuito consiste na integração de diferentes exercícios, feitos em sequência. Com quatro ou cinco estações por treino, o objetivo é permanecer no mesmo exercício por um minuto e 20 segundos. O grupo de exercícios pode ser apenas muscular ou intercalado com atividades aeróbicas leves. Os benefícios são o fortalecimento do tônus muscular e do sistema cardiorrespiratório.

GAP E ABDOMÊN

Seções de ginástica localizada. Na aula de GAP, a ênfase é para glúteos, abdômen e perna. Já a aula de abdômen é focada somente neste grupo muscular.

JUMP

Um pequeno trampolim é utilizado para a execução de coreografias. Os benefícios incluem o fortalecimento e tonificação muscular, principalmente membros inferiores e core, que são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril, aumento da coordenação motora e melhora do sistema cardiovascular. Auxilia no emagrecimento. Contraindicada para cardiopatas, gestantes, labirintite não-medicada e pessoas com problemas nas articulações.

HIDROGINÁSTICA

Melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência, a força e o equilíbrio muscular, a circulação sanguínea e a flexibilidade. Além de trabalhar o equilíbrio corporal e a coordenação motora, ajuda a manter a densidade mineral óssea, auxiliando no tratamento da osteoporose. De baixo impacto, o que reduz o risco de lesões, os exercícios são divertidos e, por serem sempre em grupo, promovem a socialização.

CORRIDA

Correr melhora a capacidade cardiovascular e pulmonar, a força de membros inferiores, a qualidade do sono e deixa os ossos mais fortes e saudáveis. Reduz a gordura corporal, melhora os níveis de colesterol e auxilia na redução da osteoporose. Pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, além de aliviar o estresse, pois libera endorfina e outros neurotransmissores ligados ao bem-estar.

LOCALIZADA

Aula com exercícios de séries de repetições focados em determinados grupos musculares. São utilizados equipamentos como halteres, pesos de perna, anilhas e bastões nos exercícios para pernas, glúteos, braços, ombros, costas e abdômen. Além da tonificação dos músculos, a ginástica localizada proporciona um bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência.

ALONGAMENTO

A aula de alongamento tem como objetivo aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, ajudando no bom funcionamento do corpo e beneficiando a mobilidade em atividades do dia a dia. É um complemento para antes e depois do treino. Melhora a postura e ameniza dores. Também é indicado para pessoas com problemas de coluna e em recuperação pós-cirúrgico.

ZUMBA

Mistura dança de ritmos latinos e brasileiros com movimentos fitness. Beneficia a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos, melhora o equilíbrio e auxilia no emagrecimento, pois é uma aula com alto gasto calórico. Promove a socialização, pois é em grupo.

PILATES

Promove o fortalecimento do core, os músculos do centro do corpo (ex. abdomên), aumenta a mobilidade articular e a flexibilidade. A consciência corporal obtida com o pilates e o foco nos músculos do core fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.

YOGA

Promove a melhora da flexibilidade, postura, equilíbrio consciência corporal e tônus muscular, prevenindo quedas. Através da meditação e técnicas de relaxamento, trabalha o equilíbrio emocional, melhorando quadros de ansiedade, insônia e estresse.

TAI-CHI-CHUAN

Proporciona uma grande harmonia entre corpo, mente e emoção. Melhora a dor e a rigidez articular, ajudando em casos de osteoartrite. Aumenta a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio e o condicionamento aeróbico. Melhora a qualidade do sono e a imunidade.

TÊNIS

O tênis trabalha e fortalece os músculos dos braços, pernas, abdômen, ombros e costas de forma prazerosa. Ajuda a perder peso por conta do gasto calórico. Desenvolve o senso de direção e a coordenação motora, aumenta a flexibilidade, a agilidade, o tempo de reação, reflexo e capacidade de concentração, além de prevenir doenças cardiorrespiratórias

VÔLEI SIMPLIFICADO

Modalidade indicada para o público com mais de 60 anos. As regras são parecidas com o voleibol tradicional, porém mais lento e sem contato físico. Melhora o condicionamento físico, a coordenação motora, a flexibilidade e a concentração, além de estimular os vínculos de amizade, a socialização e o espírito de equipe.

ANTES DE PRATICAR

1. Consultar um médico antes de começar a praticar exercícios é um cuidado importante para qualquer pessoa, mas especialmente para quem tem mais de 40 anos e para aquelas pessoas que já têm alguma doença cardiovascular ou síndromes metabólicas, como diabetes e colesterol alto.
2. Converse com o educador físico, que irá montar seu plano de treinamento de acordo com seus objetivos e condições. A intensidade e a carga do esforço devem ser analisadas de acordo com o condicionamento físico de cada um. De maneira geral, deve-se começar com um ritmo confortável, que pode aumentar de acordo com o ganho de condicionamento físico.