Luis Carlos Cardoso é ouro da Copa do Mundo de Paracanoagem

Data de Postagem: 09/06/2019

De olho nas Paralímpiadas Tóquio 2020, Luis Carlos Cardoso passou por um grande teste na reta final da corrida pela vaga brasileira no Japão. O paratleta da Associação Clube conquistou a medalha de ouro na prova do caiaque classe KL1 200m na 1ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, disputada entre 25 e 27 de maio em Poznan, na Polônia.

Ele alcançou o lugar mais alto do pódio ao cravar o tempo de 47s674, apenas 0.198s à frente do italiano Esteban Gabriel Farias, que ficou com a medalha de prata. O polonês Jakub Tokarz, favorito ao título em casa, levou o bronze.

“É muito bom voltar para casa com uma medalha de ouro para o Brasil. O nível internacionalmente está muito forte, fico feliz por estar conseguindo acompanhar isso. Já são anos trabalhando com a canoagem, mas mesmo assim, continuamos evoluindo, graças ao trabalho que meu técnico Ákos Angyal e eu temos desenvolvido”, comemorou.

O Brasil finalizou sua participação nas duas etapas da Copa do Mundo com saldo total de quatro medalhas. Isaquias conquistou dois ouros pela Canoagem Velocidade e, na Paracanoagem, Caio Ribeiro levou a prata no VL3, além do ouro no KL1 de Luis. Agora competindo na canoa categoria VL2, o piauisense ficou em quinto na decisão da prova VL2 200m.

“O foco agora é Mundial, em agosto, na Hungria, que será classificatório para os Jogos Paralímpicos. Meu objetivo é conquistar a vaga para o Brasil e, no ano que vem, conseguir ser o atleta que representará o país em Tóquio”, planeja ele, quarto lugar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

O atleta treina na Sede Náutica da Associação Clube graças à parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, que repassa verba ao clube para o desenvolvimento da modalidade.