Meninas da Associação/Cidade do Vôlei iniciam campeonato

Data de Postagem: 01/05/2016

As equipes de voleibol feminino da Associação, do projeto Cidade do Vôlei, começaram no dia 31 de março a participação na Copa Sindi-Clube 2016. Anual, a competição termina em novembro e reúne 17 clubes tradicionais da Grande São Paulo.

Iniciado em fevereiro do ano passado, o projeto está em seu segundo ciclo de execução e conta com novos patrocinadores. Atualmente, o Cidade do Vôlei atende 100 meninas de 9 a 14 anos, entre associadas e munícipes. Além da Escola de Vôlei, participam do projeto as equipes Sub 12 (Iniciantes), Sub 13 (Pré-Mirim) e Sub 14 (Mirim).

Apesar do pouco tempo, o projeto já alcançou bons resultados. Em 2015, o time Sub 14 conquistou o vice-campeonato na chave outro da Copa Sindi-Clube e o Sub 13 ficou com o terceiro lugar, também na chave ouro. Já as meninas da equipe Sub 12 foram campeãs da chave prata da mesma competição.

"Ficamos felizes com os resultados. O trabalho do voleibol é um trabalho de formiguinha. É um esporte que exige coordenação multimembros e não é fácil nem para ensinar nem para executar. Quando iniciamos o projeto, a intenção não eram os resultados - se aconteceu foi devido ao trabalho. É sensacional ver a evolução das garotas", afirma Lucia Rossi, coordenadora do projeto e técnica do Sub 14.

Para este ano, o objetivo é continuar proporcionando às garotas a oportunidade de aprender. "Lógico que esperamos bons resultados quando se entra em uma competição, mas este não é o foco. A meta é ficar entre as primeiras quatro equipes. O mais importante é formarmos cidadãs. Tanto é que avaliamos os boletins no final do bimestre. Elas têm que estudar, se são boas atletas têm que ser boas alunas também", conta Lucia.

Preparação

Em janeiro, aconteceram as seletivas para novas atletas e a avaliação física. Em fevereiro e março, o foco principal foi a preparação antes do início dos jogos. "No treino físico, trabalhamos algumas capacidades, como coordenação motora, equilíbrio e muitos exercícios de estabilização articular. Assim diminuímos o risco de lesões e melhoramos a capacidade física, preparando as atletas para os treinos e os jogos", explica Claudia Monteforte, preparadora física das equipes e professora da Escola de Vôlei do projeto. Raquel Nalini completa a comissão técnica e é responsável pelas meninas do Sub 12 e Sub 13.

Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, o projeto Cidade do Vôlei é uma realização da Associação com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do município de São Bernardo. O patrocínio é das empresas Sonda Supermercados, Hunter Douglas, Cabot, Guacira Alimentos, Transcor, Powercleaning e NovaLimp. Os treinos das equipes e as aulas da Escola de Vôlei acontecem no clube.