São Bernardo desponta como a ‘Cidade do Vôlei’ na base paulista

Data de Postagem: 10/12/2019

Títulos recém-conquistados pela Associação Clube/São Bernardo na Federação Paulista de Voleibol são frutos do ‘Cidade do Vôlei’, projeto viabilizado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

São Bernardo do Campo, 9 de dezembro de 2019 – As meninas da Associação Clube/São Bernardo encerraram a temporada 2019 com mais medalhas neste domingo (08/12), em Valinhos. A equipe sub-15 conquistou o vice-campeonato na Copa Paulista de Vôlei Feminino após a primeira derrota em 27 jogos contra o Bradesco. Foi a única competição do ano em que o time sanbernadense não subiu no lugar mais alto do pódio. A equipe foi a campeã do Torneio Início, do Campeonato Preparação e do Metropolitano Paulista no ano de estreia pela Federação Paulista de Voleibol (FPV).

“O ano de 2019 foi sensacional para o vôlei de São Bernardo; nunca havíamos obtido resultados tão expressivos nas categorias de base. Quando nos federamos, no início do ano, não imaginávamos que ficaríamos entre as melhores equipes de São Paulo durante o ano todo, nas três categorias (sub-13, sub-14 e sub-15). A comissão técnica ficou muito feliz com a evolução das atletas durante a temporada”, ressaltou Flávio Aniceto, técnico do sub-15 e coordenador técnico do projeto ‘Cidade do Vôlei’.

A categoria sub-14, da técnica Raquel Nalini, reforçou as boas colocações: foi campeã Metropolitana Paulista e vice no Estadual após a primeira (e única) derrota (em 24 jogos) na temporada contra o Barueri. Já as caçulas do sub-13, comandadas por Amanda Bonfante, conquistaram o título paulista no Estadual e foram vice no Metropolitano.

“Os bons resultados desta temporada são fruto de um trabalho que começou há cinco anos, quando foi lançado o ‘Cidade do Vôlei’, projeto da Associação Clube em parceria com a prefeitura de São Bernardo com o objetivo de desenvolver as categorias de base do voleibol feminino no Grande ABC. Boa parte das atletas que conquistaram títulos foram formadas pelo projeto, que começa com a escolinha para meninas a partir dos 9 anos”, conta.

Até o ano passado, as equipes competiam no Campeonato do Sindi-Clube. Depois de alguns títulos e vice-campeonatos, além da experiência adquirida, a comissão técnica decidiu que era hora de federar as atletas para participar das competições oficiais da FPV, onde todas as equipes, sem exceção, são de alto nível.

SELEÇÃO PAULISTA – O ótimo ano também terminou com pré-convocação de sete atletas da Associação Clube/São Bernardo para a seleção paulista de voleibol, que disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Voleibol em 2020. Ana Luiza e Bella (ponteiras), Duda (central), Dudão (oposta), Gabi (líbero), Larissa e Nanda (levantadoras) participarão da seletiva para a definição da equipe paulista no próximo sábado (15/12), às 15h, no Ginásio do Ibirapuera.

CIDADE DO VÔLEI – Executado pelo Associação Clube em parceria com a prefeitura de São Bernardo, o ‘Cidade do Vôlei’ é viabilizado graças à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que possibilita que empresas privadas repassem recursos a projetos esportivos propostos por entidades sem fins lucrativos. Ao ser aprovado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Governo de São Paulo, o projeto está apto a captar recursos com patrocinadores, e parte do ICMS a ser pago pela empresa ao Estado é destinado à ação. Em cinco anos, mais de 300 meninas de 9 a 14 na os passaram pelo ‘Cidade do Vôlei’.

“A captação do montante é anual e nos permite pagar despesas com remuneração da comissão técnica, materiais esportivos e uniformes das três equipes femininas de competição e da escolinha da modalidade, além de placas de publicidade dos patrocinadores e comunicação”, explica Sérgio Nani Baffile, gestor do ‘Cidade do Vôlei’ e supervisor do departamento de esportes da Associação Clube.

Outros recursos necessários para execução do projeto são disponibilizados através da parceria do clube com a prefeitura de São Bernardo. “A Associação Clube é a proponente do projeto e oferece toda a estrutura para os treinos e apoio na comunicação. A Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo é nossa parceira oferecendo transporte e lanche nas competições, além de pagamento de arbitragem”, detalha.

Em 2019, o ‘Cidade do Vôlei’ foi patrocinado pelas empresas paulistas Cerâmica Atlas, Gabbinetto, Hunter Douglas, Macron, Montana, Owa Sonex Brasil, Sacchelli e Sanko. O sexto ano de execução, em 2020, está garantido com o patrocínio Master da Sada Transportes.

SÓ DEU SÃO BERNARDO EM 2019

SUB-15

Técnico: Flávio Aniceto

CAMPEONATO ESTADUAL DE VÔLEI DA FPV - CAMPEÃ