São Bernardo é campeã paulista de voleibol feminino

Data de Postagem: 19/11/2019

Equipes femininas da Associação Clube conquistam título no sub-15 e sub-14 pela Federação Paulista de Voleibol; sub-13 é vice

As meninas da Associação Clube/São Bernardo encerraram, na última sexta (15/11), a participação no Campeonato da Federação Paulista de Voleibol. Jogando em casa, depois do título conquistado pelo sub-14, a equipe sub-15 faturou o campeonato da categoria sem perder nenhum dos 27 jogos que disputou em 2019. No quadrangular final, venceu Corinthians (3 sets a 0), Barueri (3 sets a 0) e ADC Bradesco (3 sets a 1). As caçulas, do sub-13, foram vice e reforçam os bons resultados na estreia de São Bernardo na federação.

“Quando nos federamos, a expectativa não era chegar às finais das três categorias, muito menos ser campeão em duas e vice em outra. Com trabalho sério dos profissionais envolvidos, conseguimos formar três times de trabalho muito bons e estamos muito felizes por isso. O objetivo é subir atletas para o sub-17 e sub-19 de São Bernardo e, futuramente, fazer com que apareçam talentos da cidade no voleibol profissional brasileiro”, ressalta Flávio Aniceto, treinador do sub-15 e coordenador técnico.

As equipes são fruto dos cinco anos do Cidade do Vôlei, projeto para o desenvolvimento das categorias de base executado pela Associação Clube em parceria com a prefeitura de São Bernardo e apoio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Após quatro anos competindo pelo Sindi-Clube (com alguns títulos conquistados), a comissão técnica decidiu, no início de 2019, que era hora de federar as equipes.

“O sub-15 teve uma evolução muito grande em relação ao início do ano, com a maioria das meninas formadas na base de São Bernardo. No sub-14, não conhecíamos a federação (tínhamos somente o parâmetro do Sindi-Clube), mas fomos campeões perdendo apenas um set em 21 jogos. Nosso sub-13 foi uma equipe formada com apenas 13 atletas, praticamente cruas no início do ano”, pontua.

Para o técnico, os bons resultados colhidos pelo projeto vão além dos títulos. “Cerca de 80% das nossas atletas são bolsistas em escolas particulares do Grande ABC por conta do bom desempenho no esporte. O Cidade do Vôlei cumpre sua missão ao contribuir com a formação cidadã das meninas”, explica.

As equipes treinam na Associação Clube desde o início do projeto, em 2015. Completam a comissão técnica Raquel Nalini, técnica do sub-14, Amanda Bonfante, do sub-13, Daniela Arosti, auxiliar técnica, e Claudia Monteforte, preparadora física.

FORMAÇÃO DA BASE - Em cinco anos, mais de 300 meninas já passaram pelo Cidade do Vôlei que, além das equipes competitivas, mantém a escolinha da modalidade para meninas a partir dos nove anos de idade. Executado pela Associação Clube em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo, o projeto é 100% viabilizado com recursos captados através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. O patrocínio (vindo de parte do ICMS que seria pago ao Estado) é das empresas Cerâmica Atlas, Gabbinetto, Hunter Douglas, Macron, Montana, Owa Sonex Brasil, Sacchelli e Sanko.