Entre os dias 22 e 25 de junho, os integrantes dos cinco núcleos de convivência da Terceira Idade participaram da eleição para a escolha do Assessor para representar os grupos junto à Diretoria. Eleita em 2013, Célia Regina Saurin reelegeu-se e ocupará o cargo por mais dois anos. Ela faz parte do grupo Nova Vida há cinco anos e, antes de ser Assessora, fez parte da comissão de festas, de viagens e foi capitã da sala. Já Terezinha Mattos Franco, do grupo Alegria, foi escolhida suplente.
A principal função do Assessor é ser porta-voz dos grupos frente à Diretoria do clube. "Fazemos uma avaliação entre os membros dos grupos semestralmente e, através dela, surgem os pedidos e as reivindicações. Dentro do possível, procuramos viabilizá-los", explicou Célia. O trabalho é em conjunto com Irani Lourenço Cruz Rodrigues, coordenadora dos núcleos. "Trabalhamos juntas, sempre discutindo os projetos do semestre com as ideias dela e as minhas. Temos nos entendido bem pela experiência de tantos anos da Irani", afirmou.
Por meio de voto secreto, a eleição foi feita entre os 220 membros dos cincos núcleos de convivência. "É importante que o Assessor da Terceira Idade seja alguém do grupo porque esta pessoa nos conhece bem e sabe quais são as nossas necessidades. Célia faz tudo o que pode para nos ajudar, tem disponibilidade para dedicar-se ao papel de porta-voz da Terceira Idade e é uma figura importante para a integração entre os grupos", disse Maria Izilda Belarmino Lopes, membro do grupo Esperança há sete anos.
Além da escolha da Assessora, tudo é feito de forma democrática entre os grupos. Para que as decisões sejam sempre coletivas, há comissões de diferentes assuntos: bingo, baile, festas, trabalho social, café, memorialistas, livro, além de uma secretária e tesoureira por grupo. "Esta divisão de tarefas é importante para que as pessoas estejam todas envolvidas, pois só assim o grupo funciona", comentou Maria Izilda, que faz parte da comissão de baile e de festas, além de pertencer ao grupo de carteado.