Noite Italiana anima público

Data de Postagem: 01/09/2016

Sócios e convidados lotaram o Salão Social em mais uma edição da festa

Queijos, vinhos, massa, músicas e muita animação trouxeram centenas de associados e convidados para a Noite Italiana, que aconteceu no dia 13 de agosto. O Salão Social ganhou decoração típica para que todos se sentissem em uma legítima cantina da nonna.

“É o melhor evento do calendário do clube, a festa tem uma energia positiva, todo mundo entre amigos. Vim em todas as edições até agora, tenho mesa cativa para a minha família, inclusive minha prima veio de Bauru só para a Noite Italiana”, disse a dona de casa Maria Izilda Belarmino Lopes.

A professora Silvana Regina Guazzelli juntou um grupo de amigos em duas mesas. “Venho pela qualidade da festa, com comida e música boas em um ambiente selecionado. Sou filha de italianos que a ajudaram a construir São Bernardo, é bom celebrar as nossas origens”, contou.

A engenheira têxtil Mônica Stringasci de Moura veio pela primeira vez à festa. “Estou adorando, é um ambiente familiar, seguro e descontraído. Meu bisavô era italiano, gosto da cultura do país, estudo a língua e pretendo um dia morar na Itália, como minha irmã”, comentou.

Ela veio acompanhada do casal de amigos Gloria Terezinha Rosa e Adjair Bertochi. “Estou achando ótimo, a música é animada, estamos entre amigos. Sou neto de italianos e a festa tem gosto especial”, disse Adjair.

Show

A novidade neste ano foi o show da banda Viva Itália, sexteto com 20 anos de estrada que trouxe um repertório de músicas italianas de todos os tempos. Dos grandes sucessos românticos dos anos 60 e 70 aos destaques do pop atual de Eros Ramazzoti e Laura Pausini, o ponto alto foram as tarantelas, canções regionais e músicas folclóricas que fizeram parte do dia a dia dos imigrantes italianos no Brasil, como ‘Quel mazzolin di fiori’ e ‘La bella polenta’.

“É minha terceira vez na festa e senti diferença na banda, que fez um show só com músicas italianas de várias épocas. Adoro a cultura da Itália. Pegamos a última mesa”, contou a professora Susi Corvalan Penteado.

“Gostei da banda, que não tirou o foco da música italiana. Sou bisneto de italianos e gosto do entusiasmo da festa. Temos uma turma de amigos e sempre nos encontramos, pegamos duas mesas neste ano”, afirmou o funcionário público Airton Carboni.

O cardápio contou com entrada de pão italiano, queijos, salame, antepastos e, como prato principal, talharini ao molho branco e ao sugo. Além de duas garrafas de vinho por casal, foram servidos água, refrigerante e cerveja à vontade, além de palha italiana.

O primeiro evento do gênero foi organizado na década de 80 e chamava-se “Una notte in Italia”. A festa aconteceu algumas vezes nos anos seguintes e tornou-se fixa em 2008 devido ao sucesso de público. A organização ficou por conta de Ana Cristina Pino Watanabe, Célia Regina Saurin e Neide Monteiro Traldi, assessoras do Depec, Terceira Idade e Social, com a colaboração de funcionários e voluntárias da Terceira Idade.

Veja mais fotos do evento: