O que é ser idoso hoje em dia?

Data de Postagem: 16/10/2018

Ter mais que 60, 70 ou 80 anos está longe de ser sinônimo de velhice. O tempo é implacável a todos, mas conviver bem com o passar do tempo é possível. “Envelhecer com saúde e qualidade de vida implica necessariamente em um envelhecimento ativo. Isso significa ter uma vida ativa, em que a pessoa goze de uma boa capacidade funcional e cognitiva, sem limitações importantes e que não interfiram de maneira significativa na sua independência e autonomia”, afirma o médico geriatra e gerontólogo Paulo Casali.

No mês em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, associadas participantes dos núcleos de convivência da melhor idade do clube respondem: o que significa ser idoso hoje em dia e como manter a mente e o corpo sempre ativos, convivendo bem com o passar dos anos?

“Eu me sinto jovem ainda. Vou completar 36 anos de serviço, estou ativa porque gosto do que faço, trabalho no Espaço Criança do Poupatempo. Não quero parar, enquanto tiver força, continuo. Procuro manter a vida sempre ativa, estou desde o início do grupo Girassol, aqui encontrei amigas e passeio, viajo, vou a bailes, converso bastante e distraio a cabeça. Faço hidroginástica também duas vezes na semana. O segredo da mente jovem é não pensar no passado, mas nas coisas boas da vida.”
Olga Lopes, 66 anos, grupo Girassol, solteira, mãe de uma filha

“O tempo só passa para o corpo, para o espírito, não. Nossa história é o que fica, por isso procuro viver a vida com amor, carinho e humildade. Tirei carta em 1974 e ainda dirijo para tudo quanto é canto. Faço tudo sozinha, sou viúva e moro só há 10 anos. Além de fazer parte do grupo Nova Era há 19 anos, minha segunda família, presido a Oficina Santa Sofia das Associações e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. Busco doações para o bazar de roupas, faço os relatórios financeiros, distribuímos de 45 a 60 cestas básicas por mês. A vida continua até quando Deus quiser, enquanto isso a caridade me dá sentido à vida.”
Ivonne Gasperini Daré, 81 anos, grupo Nova Era, viúva, mãe dois filhos e avó de quatro netos

“Enquanto houver vida e a gente tiver saúde, não pode parar. Pessoa que para no sofá morre antes do tempo. Eu cozinho, limpo, costuro, lavo, passo e dirijo, até o ano passado descia a serra até Santos. Lazer é muito importante também. Adoro dançar, faço aulas de dança de salão duas vezes na semana e caminho na esteira sempre que tenho um tempinho. Atividade física não é boa só para o corpo, alimenta o espírito. Estou no grupo Nova Vida há 20 anos, desde o início, e me envolvo bastante nas atividades do bingo e do café para o pessoal. Quando a pessoa se isola, ela acha que só ela tem problemas, por isso conviver é fundamental. Sou grata à minha vida, a ver meus netos crescerem e procuro sempre cultivar pensamentos positivos. Na minha cabeça, não tenho a idade da certidão de nascimento.”
Antonia Galante Vial, 82 anos, grupo Nova Vida, viúva, mãe de dois filhos e avó de cinco netos

“É gratificante ter 72 anos e continuar fazendo tantas coisas. Não é sobre ser ou se sentir velho, ao contrário, é a época que estamos começando a aproveitar a vida depois da missão cumprida com os filhos. Hoje participo de mais atividades em relação a quando era mais nova. Frequento o grupo Alegria há 17 anos e me faz muito bem participar. Temos atividades de lazer, cultura, palestras, assistimos a filmes e faço parte da comissão de festas, até aprendi a usar a internet para pesquisar artigos para os eventos. Faltam políticas públicas para o nosso público, ainda mais se pensarmos que em 2030 teremos mais idosos do que crianças no Brasil.”
Sueli Intatilo Mandaji, 72 anos, grupo Alegria, casada, mãe de duas filhas e avó de dois netos

“Sofri um AVC em 2004, mas não me entreguei. Comecei a jogar vôlei simplificado no clube na reabilitação e me ajudou muito a recuperar os movimentos e a coordenação. Peguei gosto pelo esporte e já ganhei várias medalhas em competições e jogos do idoso, jogando vôlei e correndo. Treino vôleibol quatro vezes na semana, corrida duas vezes e faço academia todos os dias. Moro do lado do clube, estou sempre aqui. Faço parte do grupo Nova Esperança desde o início e me faz muito bem. Participo de tudo que posso, até tenho uma agenda onde marco meus compromissos.”
Zoraide Domingues Navas, 71 anos, grupo Nova Esperança, divorciada, mãe de quatro filhos, avó de quatro netos e cinco bisneto

Até 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças de 0 a 14 anos. Em 2050, 66,5 milhões de brasileiros estarão com 60 anos ou mais, o equivalente a 29,3% da população. Hoje, são 30,2 milhões de pessoas idosas, ou 14,6% da população total, estimada em 207,1 milhões. Na parcela com 60 anos ou mais, mulheres representam 56% e homens, 44%. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017)