Por que fazer parte de um núcleo de convivência da Terceira Idade?

Data de Postagem: 13/02/2019

A Revista Associação Clube pergunta, elas respondem: por que vale a pena participar de um dos núcleos de convivência da Terceira Idade da Associação? Confira os conselhos de quem teve a vida transformada depois de entrar em um dos cinco grupos do clube:

“Para quem acabou de se aposentar, e os filhos já foram embora, fazer parte de um grupo da Terceira Idade é uma boa maneira de ocupar o tempo. Ficar vendo TV, o tempo todo em casa, é ruim porque não existe nenhum estímulo. Nos grupos, muito pelo contrário: fazemos várias atividades dinâmicas, assistimos a palestras, passeamos, viajamos... Você aprende a conviver com as diferenças e cultiva um círculo de amizades. Para mim, faz bem; além do grupo, sempre jogo carteado. Meu conselho é: não fique em casa sozinho, entre para um grupo porque sempre tem algo a acrescentar. Recomendo!”. Maria Josefa Santiago Chedid, 68, integrante do grupo Nova Esperança há oito anos

“Minhas amigas do clube comentavam dos grupos e eu morria de inveja porque não podia participar. Quando me aposentei, logo entrei no Girassol, pois não queria ficar parada. Aqui fiz muitos amigos e amigas, são pessoas muito queridas para mim. Cada semana fazemos uma coisa diferente: reuniões ao ar livre, piquenique, vamos a parques, museus e exposições, visitamos pontos turísticos como Mercadão e Zona Cerealista... Não sobra tempo para pensar em coisa ruim. Além das amizades, sair em grupo facilita muito a vida e é muito mais divertido”. Heloisa Helena Vertamatti, 71, integrante do grupo Girassol há quatro anos

“Sempre digo que você não para de fazer as coisas porque envelhece, você envelhece porque para de fazer as coisas. Não fique em casa, fechado, olhando neto. Faz parte da minha rotina há 15 anos e, se falto algum dia, sinto falta – também sempre tem alguém que te telefona para saber se está tudo bem. É fácil fazer amizades, você vai se entrosando e sempre tem alguém com quem tem mais afinidade. Fazemos passeios bate-volta a cidades próximas de São Bernardo, uma viagem de quatro dias por ano, bingos, ajudamos entidades beneficentes... Dividimos as tarefas em grupo: temos a tesoureira, secretária e as equipes de festa, bingo, café da tarde e ação social”. Maria José Ricci Cano, 71, integrante do grupo Nova Vida há 15 anos

“Entrar no grupo foi a melhor coisa que fiz, recomendo totalmente. Fiquei viúva, entrei em depressão e uma tia me indicou o grupo. Vim um dia, experimentei, gostei e fiquei. Estou desde o início do Nova Era, que fará 20 anos. Não falto nenhum dia, não marco nenhum compromisso de terça-feira, que é o dia que acontece a reunião. Quando tem festa, de aniversário e datas comemorativas, faço a decoração, os enfeitinhos de mesa. Aqui fiz muitos amigos e converso com pessoas de opiniões diferentes. É uma distração e uma obrigação que tenho comigo mesma”. Rina Panighel Donadelli, 78, integrante do grupo Nova Era há 19 anos

“De repente me vi viúva, sozinha, em depressão e acima do peso. Precisava fazer alguma coisa por mim. Vim participar de uma reunião, gostei e lá se foram 19 anos. Nós viajamos juntas, fazemos bate-volta, assistimos a palestras e principalmente fazemos amigos. Participar do grupo me faz muito bem e me ajudou bastante. Passei a gostar mais de mim, não conhecia muitos lugares que não teria condições de conhecer se não fizesse parte do grupo. O convívio com amigos é muito importante, e as pessoas são acolhedoras quando chega alguém novo. Nós já fizemos a nossa parte com filhos e marido, já vivemos para o trabalho. A terceira idade é a época de fazermos coisas por nós mesmas”. Wilma Silveira de Araújo, 66, integrante do grupo Alegria há 19 anos

Venha fazer parte dos grupos

Se interessou? Entre em contato e agende uma entrevista com Célia pelo telefone 96306-4164. Venha participar de uma reunião, você é muito bem-vindo!

Núcleos de Convivência da Associação

2ª (14h às 16h30): Nova Esperança