Vôlei Simplificado é opção de esporte para a Melhor Idade no clube

Data de Postagem: 01/08/2019

Todas as segundas e quartas-feiras, Irene Ferrari Lui, 75 anos, tem um compromisso inadiável: as aulas de vôlei simplificado na Associação Clube. “Esteja chovendo ou frio, eu venho de qualquer maneira. É uma alegria participar, praticamente uma terapia”, explica ela, que faz parte da equipe desde seu início, há 12 anos. “Eu não conhecia a modalidade, aprendi do zero. Hoje não consigo viver sem. O esporte me deu mais agilidade e disposição”, completa.

A aposentada Walquiria Ferrari Schneider, 74 anos, também frequenta os treinos desde que o curso passou a ser oferecido. Para ela, os benefícios vão além da melhora no condicionamento físico.

“Eu tinha depressão, mas o vôlei me ajudou muito a ficar bem novamente. A convivência com os colegas é maravilhosa, nos divertimos e nos apoiamos ao dividir os problemas. Não é só esporte, somos um grupo de amigos. O exercício também me ajuda a manter o peso”, conta.

As atletas representam o município nas competições voltadas para a melhor idade. Neste ano, já participaram do Jori (Jogos Regionais do Idoso) e do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André) e, em agosto, disputam o Jocavi (Jogos Campeões da Vida), organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo.

Sobre a modalidade

O vôlei simplificado possui algumas semelhanças com a versão tradicional da modalidade, como algumas regras e o número de integrantes do time. “A diferença está na forma de executar o movimento. No voleibol convencional, o atleta rebate ou golpeia a bola. Na versão simplificada, o jogador segura a bola para depois lançá-la. Além disso, não há saltos, o que previne lesões”, explica a técnica Raquel Nalini.

A prática regular melhora a coordenação motora, a capacidade cardiorrespiratória e a resistência física. “O mais importante é a sociabilização. Ao praticar o vôlei simplificado, os alunos interagem, se divertem e fazem amigos”, ressalta.

Para participar, é preciso ter 60 anos ou mais, estar com o exame médico em dia e apresentar atestado cardiológico. Antes de matricular-se, converse com a professora Raquel durante os treinos. As aulas acontecem de segunda e quarta, das 8h30 às 10h. Mista, a turma tem 20 mulheres e quatro homens.