Novidade na área: Sede Náutica terá quadra de beach tennis

Data de Postagem: 13/12/2022

Um dos esportes que mais se popularizou no Brasil nos últimos anos está chegando na Associação. A Sede Náutica vai abrigar a primeira quadra de beach tennis do Clube. A antiga quadra de voleibol está sendo reformada e adequada para a nova prática esportiva. Os trabalhos estão adiantados e você, associado, poderá acompanhar o passo a passo pelas nossas redes sociais. Mais informações ao longo das semanas.

“Estamos felizes em anunciar essa novidade que já era muito esperada por nossos associados. Recebemos ao longo dos últimos meses muitos pedidos para incluir esse esporte por aqui. A diretoria se reuniu, deliberou e, dentro do nosso orçamento estamos conseguindo colocar em prática esse projeto”, contou o presidente da AFPSBC, Sérgio Issa Del Nero.

Para o presidente, um esporte com tantos benefícios para a saúde, não poderia deixar de fazer parte da vida do Clube. “Uma das metas aqui da Associação é o bem-estar e a saúde dos nossos sócios e, um esporte tão prazeroso e democrático como o beach tennis não poderia deixar de fazer parte do nosso dia a dia”, acrescentou.

A previsão de conclusão das obras da quadra de beach tennis na Sede Náutica é para a segunda quinzena de janeiro de 2023. Segundo a diretoria da AFPSBC a prática esportiva não será cobrada. “Caso tenhamos uma grande demanda, o que faremos é um calendário de reservas para os jogos, para melhor organização”, concluiu Sérgio Issa Del Nero.

14 anos no Brasil – A prática não é nova. Chegou ao Brasil em 2008, mas acabou se popularizando recentemente, em especial no período de retomada da pandemia da Covid-19. Hoje, nosso país é uma das maiores potências mundiais no esporte. O beach tennis profissional no Brasil já está no mesmo nível que o de gigantes como a Itália (foi criado em 1987 na cidade italiana de Ravenna) — país onde a modalidade surgiu.

O que é o beach tennis - é uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, com regras e práticas que vêm se modificando ao longo dos anos. Disputada predominantemente em duplas. A brincadeira/esporte consiste em manter no alto uma bolinha acima da rede de 1,70 de largura com o uso de raquetes.

O ‘boom’ do Beach Tennis por aqui – Porque o esporte se popularizou tanto em nosso país? Segundo especialistas, o esporte conta com fatores que reduzem a necessidade de preparo por parte dos atletas — como raquetes mais leves e bolas com menos pressão. Outra questão também apontada é a socialização da prática esportiva. Enquanto no tênis a categoria mais popular é a simples — em que os atletas jogam partidas individualmente —, o beach tennis é praticado sempre entre duas duplas, aumentando a integração entre as pessoas. E, mais recentemente, a prática esportiva do beach tennis se tornou uma forma de autocuidado associado à saúde mental e não só à prática de uma atividade física corporal.

Benefícios para a saúde – praticada na areia, é uma opção que melhora o tônus muscular e o condicionamento físico, além de ajudar no funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório. Também é uma boa escolha para quem busca o emagrecimento, uma vez que ela promove perda de calorias.

Regras do beach tennis:

  • Os jogadores ficam em lados opostos da rede.
  • O sacador começa e saca da linha de fundo e não pode passar por cima da linha até que tenha acertado com a bola.
  • O servidor tem apenas um saque por ponto.
  • O sacador pode ficar em qualquer lugar ao longo da linha de base para sacar e pode sacar em qualquer lugar da quadra oposta, seja para simples ou duplas.
  • O sacador joga a bola no ar, faz contato com a raquete e bate na bola por cima.
  • Os saques por baixo só são permitidos em duplas mistas.
  • Se o sacador quebrar alguma regra, ele ou ela perde o ponto.
  • O recebedor pode ficar em qualquer lugar do seu lado da quadra para devolver uma bola.
  • Os recebedores não podem se mover em direção à rede até que o saque tenha começado.
  • Se o receptor quebrar alguma regra, ele ou ela perde o ponto.

Pontuação do beach tennis:

  • Assim como o tênis tradicional – 15, 30, 40 e game.
  • Um jogo não pode ir para o empate mais de três vezes, a quarta vez determina o vencedor.
  • O vencedor do set é aquele jogador que marcar 7 games com uma margem de 2 games, ou seja, pode ir para 9.
  • Os tie-breaks incluem apenas mais um jogo para determinar o vencedor final do set. A pontuação seria, portanto, 7-6.