Programa de Férias

Data de Postagem: 05/08/2013

Além da diversão, atividades proporcionam sociabilização, respeito a regras e prática de exercícios de forma lúdica   O Programa de Férias da Associação, realizado de 15 a 19 e 22 a 26 de julho, divertiu a criançada no período de recesso escolar. A cada dia, dezenas de crianças – entre associados e convidados – participaram das brincadeiras, atividades esportivas e recreação na piscina aquecida.   Organizado pelo Departamento de Esporte desde 1988, o projeto tem por objetivo proporcionar entretenimento para a garotada que não viaja nas férias. Além das brincadeiras, elas recebem café-da-manhã, almoço e lanche da tarde.
  Diversas atividades são realizadas, como gincanas, caça ao tesouro, futebol, pega-pega, queimada, brincadeiras com bexiga, Canibal (na qual monitores se caracterizam de monstros), entre outras. Todas são coordenadas por professores do clube.   Segundo eles, as vantagens do projeto são inúmeras. “A principal é a sociabilização. As crianças, hoje em dia, são sedentárias e passam muito tempo em casa em frente à televisão, computador e videogame, pois é perigoso brincar na rua. Então esta é uma forma de conviver em grupo, brincar e fazer atividade física de forma lúdica”, explicou a professora Raquel Nalini.   Raquel afirma que o Programa de Férias também ensina as crianças a respeitar regras. “Temos horário certo para o lanche, almoço e para as brincadeiras. Eles aprendem a obedecer a regras e limites.”   Para o professor Marcus Paulo Gouvea, os benefícios se estendem até na escola. “Além da diversão e das amizades, as atividades desenvolvem coordenação motora, cooperação, agilidade e lateralidade”, esclareceu.   Pais aprovam as brincadeiras
  Os pais que trabalham o dia todo ou não podem viajar nesta época do ano aprovam a iniciativa da Associação em realizar o Programa de Férias. Pai de Gabriella, 10 anos, Edilson Flor traz a filha desde que ela completou seis anos – a idade mínima para participar.   “Ela fica muito ansiosa quando chega esta época do ano, pois adora participar do projeto. Aliás, ela já está chateada porque completou dez anos e esta será a última vez que poderá vir. Percebo que as atividades aliviam o estresse da escola e ela sempre faz muitos amigos”, comentou Edilson, que também é professor da Associação.     Simone Silva de Brito trouxe o filho Felipe, dez anos, pela primeira vez e já percebeu os benefícios. “É muito saudável este tipo de atividade. Hoje em dia as crianças só ficam no videogame e acabam se tornando mais ansiosas e nervosas. As brincadeiras aqui ajudam a relaxar e descontrair. As atividades são coordenadas por professores do clube, então ficamos sossegados”, afirmou.   Crianças preferem projeto a videogame Apesar do friozinho do inverno, todas as crianças entrevistadas foram unânimes: preferem acordar cedo para vir ao clube a ficar em casa jogando videogame. “Vi várias crianças brincando outro dia e percebi que era uma recreação, então quis participar. Estou adorando as brincadeiras e fiz vários amigos. É muito melhor do que ficar em casa jogando videogame!”, exclamou Felipe.   “Adoro o Programa de Férias, é muito legal, a gente brinca muito e eu tenho vários amigos aqui. Acho muito mais divertido do que ficar em casa no computador. Tem criança que passa as férias todas assim, mas eu acho que a vida é muito mais do que isso”, opinou Gabriella.

As outras crianças concordaram. “Participo todos os anos, eu adoro. Se eu ficar em casa, não vou ter nada para fazer e aqui tem muitas brincadeiras. A que eu mais gosto é o Canibal”, disse Matheus Versolato, 10 anos.

“Adoro participar do Programa de Férias, sempre faço vários amigos. A brincadeira que mais gosto é futebol”, afirmou Gustavo Carvalho Ferreira, 10 anos.
“É a primeira vez que eu venho, estou achando muito divertido passar o dia brincando aqui no clube”, comentou Fernanda Ricciardi Silva, oito anos.