Associado vira Corredor Profissional

Data de Postagem: 01/10/2015

O hobby virou profissão para o associado Marcos Adriano de Carvalho: há dois anos, ele largou o emprego como metalúrgico na Volkswagen para se dedicar integralmente à corrida de alta performance.

"Fui velocista e jogador de futebol quando era mais novo, e a corrida voltou como um hobby há alguns anos. Apesar da rotina puxada ? trabalhava no turno da noite, saía direto para o treino e depois frequentava a faculdade de Educação Física -, correr sempre me fez muito bem", disse ele.

Há três anos, ele é patrocinado pela SBC Trans, que cobre os custos com competições, viagens e material esportivo. Hoje ele participa de circuitos nacionais e internacionais: corridas de 10 km, meias-maratonas e maratonas.

Atualmente, ele é o primeiro no ranking do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, dividido em sete etapas por cidades da região. Além disso, ficou em terceiro lugar na Meia-Maratona de Florianópolis 2015 e foi quatro vezes campeão da Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day.

Aos 42 anos, ele dá algumas dicas para quem quer deixar o sedentarismo e partir para a corrida. "Antes de tudo, consulte um médico, tenha roupa e tênis adequados e defina um objetivo. Comece devagar com caminhadas. Se o objetivo é perder peso, os treinos devem ser de baixo nível e por pelo menos uma hora, duas ou três vezes na semana, alternando corrida, trote e caminhada", aconselha.

"Quando se começa treinar mais sério, é essencial o fortalecimento muscular e funcional. Além de aprender técnicas de aquecimento e alongamento, é importante cuidar da alimentação e consultar uma nutricionista sobre o uso de suplementos", completa.