Atleta da Associação é prata e bronze no Pan-Americano de Toronto

Data de Postagem: 31/07/2015

O canoísta Celso Dias de Oliveira Junior conquistou uma medalha de prata e outra de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. No dia 12 de julho, o quarteto formado por ele, Gilvan Bittercourt Ribeiro, Roberto Mahler e Vagner Souta ficou com a prata na prova K4 1.000 m por um décimo de segundo. Já no dia 13, Celso e Vagner Souta levaram o bronze na prova K2 1.000 m. Na prova individual K1 1.000 m, ele ficou com a quinta colocação na classificação geral.

O atleta filiou-se à Associação uma semana antes do Pan-Americano e agora representa o clube nas competições nacionais de Canoagem Velocidade, como o Campeonato Brasileiro 2015, que acontece no final deste mês em Curitiba. Ele é o atual bi-campeão brasileiro na categoria K1 Sênior 1.000 m e, caso consiga manter a colocação, tem chances de ser o atleta que representará o Brasil na vaga já garantida para o País no caiaque indidivual nos Jogos Olimpícos Rio 2016.

"O foco agora é manter os bons resultados treinar o máximo que posso para chegar à Olimpíada e ajudar a seleção brasileira de canoagem a brigar por medalhas", disse o atleta. Todos os esforços agora estão voltados para o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade, que acontece a partir do dia 19 de agosto em Milão, na Itália.

"É a principal competição internacional do ano, onde vamos brigar por mais vagas olímpicas para o Brasil nas embarcações K2 (dupla) e K4 (quarteto)", afirmou o atleta, que mora em São São Bernardo. Quando não treinando em Curitiba, sede da Seleção Brasileira de Canoagem, Celso utiliza a infraestrutura da Sede Náutica da Associação para os treinos. Com 26 anos, ele é atleta da seleção brasileira desde 2006. O clube voltou-se a filiar-se à Confederação Brasileira de canoagem em março desde ano.

Além de Celso, o paracanoísta Luis Carlos Cardoso também é atleta da Associação e recentemente ganhou o ouro e a prata no Pan-Americano e Sul-Americano de Paracanoagem.

Celso representa a Associação nas competições nacionais (crédito: Ákos Angyal) Prata K4 1000 metros : Vagner Souta, Roberto Maehler, Celso Dias de Oliveira e Gilvan Bittencourt Ribeiro (crédito: Canoagem Brasil )

Confira fotos da visita do atleta à Sede Urbana do clube no dia 17 de julho (créditos: Ákos Angyal)