Atleta do clube conquista mundial de paracanoagem

Data de Postagem: 01/10/2015

Luis Carlos Cardoso conquistou um feito inédito na história da paracanoagem brasileira: é o único atleta a conquistar o ouro em duas modalidades em um único mundial. Além de garantir o bicampeonato na canoa, ele agora também é o melhor do mundo no caiaque, terminando a prova com folga em relação ao segundo colocado. O Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem aconteceu em Milão, na Itália, de 19 a 23 de agosto.

A colocação garantiu uma vaga para o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, onde somente o caiaque integra o leque de modalidades olímpicas. Por conta disso, Luis, que sempre remou na canoa, passou a treinar também no caiaque - e, com apenas seis meses de treino, foi campeão mundial, desbancando o brasileiro Fernando Fernandes.

"Isso mostra que o trabalho que venho construindo com meu treinador Ákos Angyal está dando certo. É muita dedicação e estudo para que eu possa evoluir sempre. Ser campeão mundial em duas modalidades, algo inédito na paracanoagem brasileira, só me dá mais motivação para acreditar e lutar. Este é meu quarto título mundial, motivo de muito orgulho. O foco agora é treinar para ser o atleta que representará o país nos jogos do Rio", afirma.

Luis é atleta da paracanoagem desde 2011. Um ano antes, ficou paraplégico por conta de um parasita que se alojou em sua medula. Durante a reabilitação, conheceu o esporte e, com pouco meses de treino, já conquistou seu primeiro vice-campeonato brasileiro.

Atleta da Associação desde março, Luís representa o clube nas competições nacionais e treina na Sede Náutica, no Riacho Grande. Ele também é o atual campeão brasileiro no caiaque.

(Foto: Divulgação/CBCa)