Criança tem que se mexer

Data de Postagem: 01/02/2016

Praticar esportes ajuda no desenvolvimento infantil e traz benefícios à saúde e ao comportamento

Manter uma criança ativa e saudável não é uma tarefa simples em tempos de videogame, computador, controle remoto e elevador. Por outro lado, habituá-la na prática de exercícios físicos desde cedo contribui para a formação de um adulto livre do sedentarismo e, o que é melhor, de doenças causadas pela falta de movimento.

"A prática de atividades físicas aeróbicas, respeitando os limites e o desenvolvimento individual, estimula a criação de hábitos quanto ao exercício e previne o surgimento de doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, hipertensão, diabetes, cardiopatias e dislipidemias", explica o médico Abelardo Bastos Pinto Júnior, membro do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Os benefícios não param por aí. A atividade física na infância garante que a criança cresça de forma saudável e desenvolva a força muscular, a flexibilidade e a resistência. A prática de esportes aperfeiçoa a coordenação motora, estimula o metabolismo ósseo e aumenta a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, promove a socialização e a formação de laços de amizade.

"Do ponto de vista comportamental, a prática de exercícios estimula valores como disciplina, respeito às regras, limites, vida em comum, trabalho em equipe, tolerância, aceitação e envolvimento em concorrer, ganhar ou perder", enumera o pediatra.

Modalidades

De uma forma geral, alguns esportes são mais indicados para cada faixa etária. De acordo com o pediatra, até os sete anos devem-se exercitar as habilidades motoras básicas, como correr, saltar, arremessar, segurar e chutar.

"São atividades como natação, corrida, salto, futebol, capoeira, surfe, danças, ginástica rítmica e artística. Dos 7 aos 10 anos, são também indicados ciclismo e atletismo. Aos 11 anos, podem ser introduzidos esportes de resistência como ginástica, esportes com bola e lutas. Após o estirão de crescimento, esportes de força, como musculação, remo e fisiculturismo e, acima de 13 anos, esportes competitivos" afirma. Segundo o médico, o ideal é fazer algum tipo de atividade física aeróbica por 20 a 30 minutos diariamente, desde que não ocorra desconforto e dor.

"A prática esportiva, respeitando as capacidades e habilidades motoras de cada criança, nunca deve ser imposta ou uma obrigação. A iniciação deve ser de forma lúdica, como se fosse uma brincadeira divertida e prazerosa, para assim despertar o interesse na criança", ensina José Luiz Zago, um dos professores de educação física da Associação.

De acordo com o professor, a criança deve ser livre para praticar o que quiser até decidir a preferência. "Conhecendo os diferentes esportes, ela já tem a capacidade de escolher em qual modalidade quer se aprofundar", explica ele.

É o caso do associado Lucas Vecchi Barcelos, de 10 anos, aluno da Escola de Futsal. Ele já fez natação e taekwondo antes de escolher o futebol de salão como prática semanal. "Escolhi este esporte porque gosto de brincar com bola. Fiz vários amigos na escolinha do clube", conta o garoto.

A socialização é, na opinião da mãe do garoto, o mais importante. "As amizades que ele faz aqui são mais importantes do que a competição. Claro que ele aprende a ganhar e a perder, mas os vínculos criados são essenciais. Para se ter uma ideia, mesmo nas férias os garotos reúnem-se para jogar e brincar na quadra. O convívio é fora do clube também: um vai brincar na casa do outro, convidamos para a festa de aniversário. Criamos vínculos também entre os pais", afirma Diane Vecchi, que dá o exemplo ao filho e frequenta a academia enquanto Lucas está na Escola de Futsal.

Cuidados

Antes de iniciar qualquer esporte, a criança deve passar pela avaliação de um pediatra. "O acompanhamento deve ser regular e incluir avaliação clínica e exames dependendo de cada caso. Além disso, são importantes alimentação saudável, muito líquido antes, durante e após o exercício, alimentação com pouco açúcar, sal e frituras, vacinas em dia, 9 a 10 horas de sono e menos TV, computador e videogames", aconselha o pediatra Abelardo.

Observação: veja os horários por faixa etária aqui . Para inscrições e informações, procure o Departamento de Esportes.