Pai de Jogadoras do projeto Cidade do Vôlei destaca formação cidadã

Data de Postagem: 01/06/2016

As filhas do advogado Valter Mendes Júnior participam do Cidade do Vôlei desde o início do projeto. Júlia, de 12 anos, é atleta da equipe Sub 13 (Pré-Mirim) e Fernanda, de 11 anos, joga no time Sub 12 (Iniciantes). Em um ano de trabalho, ele percebeu o amadurecimento das garotas.

"O esporte traz lições de superação, limites, convivência em grupo, e tudo isso se reflete na vida delas. A postura dentro de casa, na escola e com as amigas mudou. Elas estão mais sociáveis e preocupadas com o coletivo. No futuro, isso irá se refletir na sociedade, porque o projeto contribui para formar cidadãs que não pensam só em si. Tudo o que elas aprenderam aqui em pouco tempo já é uma vitória", acredita.

A prática de atividades físicas sempre foi incentivada por Valter. "A educação formal é importante, mas ela precisa ser acompanhada do esporte, que ensina questões de liderança, convivência, aceitar o diferente, lidar com vitórias e derrotas. O esporte consegue isso de forma rápida e natural. Eu, como pai, e a escola formal demoraríamos mais tempo para explicar e interiorizar isso nelas", explica.

Acompanhar os treinos e jogos virou rotina na família do advogado. "É importante que os pais incentivem as filhas, que elas se sintam acolhidas, mas na medida certa, deixando as treinadoras desenvolverem o trabalho delas na quadra. Vibramos com cada vitória e situações de derrota me deram a oportunidade de conversar com elas sobre questões da vida que eu dificilmente teria a oportunidade de abordar", conta.

O projeto Cidade do Vôlei atende 100 meninas de 9 a 14 anos da cidade. Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, é uma realização da Associação com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do município de São Bernardo. O patrocínio é das empresas Sonda Supermercados, Hunter Douglas, Cabot, Guacira Alimentos, Transcor, Powercleaning e NovaLimp.