Paratletas da Associação são destaques em mundial

Data de Postagem: 13/10/2022

Luis Carlos Cardoso e Débora Benevides representam a Associação dos Funcionários Públicos em competições nacionais e internacionais de paracanoagem. Em agosto aconteceu no em Halifax, no Canadá, o Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem.

A dupla fez bonito. Luis Carlos ficou com a medalha de prata na categoria KL 1 de 200 metros e Débora ficou em sexto lugar na classe VL2. “É uma honra levar o nome da Associação nestas competições”, disse Luis.

Ele está aqui no Clube desde 2014. “E coincidentemente foi o ano da minha primeira medalha de ouro em mundial”, contou. Para Débora, o incentivo ao esporte paralímpico merece destaque. “Muito importante o trabalho que a Associação faz com a modalidade. É dar visibilidade”.

Débora conheceu a paracanoagem em Mato Grosso do Sul e chegou ao clube em 2019. “Foi amor à primeira vista quando vi a canoa”, conta a paratleta.

Para ela, o sonho é ser medalhista paralímpica. “É um processo chegar até o sonho olímpico. Tenho 26 anos e minha vida é dedicada ao esporte. Quando você quer ser campeão é preciso deixar de lado uma vida normal e viver para o esporte, a gente deixa muita coisa para trás. A medalha não vem só na prova, mas vem com as abdicações e o treinamento”.

A representante da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo já foi campeã brasileira e sul-americana. “Agora quero ser campeã mundial e medalhista paraolímpica”.

Já há tempos no esporte paralímpico, Luis Carlos foi medalha de prata em Tóquio, na paralimpíada disputada em 2021. Em 2024, nas Olimpíadas de Paris, ele quer mais. “Meu objetivo é poder chegar à medalha de ouro. Na última paralimpíada eu fiquei com a medalha de prata e agora é alçar mais um degrau. Venho trabalhando firme e o ano que vem é ano de seletiva para estar em Paris”, declarou.

Em setembro a dupla entrou em férias, foi o fim da temporada. Agora em outubro é o recomeço dos treinamentos visando a próxima temporada. “É muito gratificante saber que temos aqui em nossa Associação os principais representantes brasileiros da categoria. Para os nossos associados é muito importante eles também terem essa referência esportiva. Apoiar o esporte paralímpico e ajudar a desenvolvê-lo em nosso município é essencial”, declarou o presidente da AFPSBC, Sérgio Issa Del Nero.

A dupla treina de segunda à sábado à partir das 8h na Sede Náutica.

O que é a Paracanoagem? Modalidade praticada em ambientes abertos que consiste na disputa de uma prova de 200 metros nas classes L1, L2 e L3 de acordo com o seu sistema de classificação e agregado a letra “K” para as classes de atletas que competem no Kayak e a letra “V” para os que competem na canoa.

A raia de competição é composta por nove raias individuais. Largura mínima de 5 metros no local da largada e é demarcada com uma boia a cada 12,50 metros.

A classificação na Paracanoagem é dividida em duas partes: médica e técnica. Na médica, o atleta é avaliado quanto a funcionalidade de tronco, de membros inferiores em função da embarcação que competirá e, na parte técnica, é avaliado o movimento técnico da remada.