Prepare-se para as altas temperaturas do verão!

Data de Postagem: 01/11/2014

Confira dicas para minimizar os efeitos negativos do calor sobre o organismo


O verão está chegando e as temperaturas da estação ficam mais altas a cada ano. É difícil lidar com tanto calor: sensação de cansaço, pressão baixa, tontura, falta de ar, falta de energia e disposição são alguns dos sintomas frequentes que sentimos quando os termômetros marcam acima dos 30 graus.

Isto acontece porque nosso organismo possui um sistema termorregulador comandado pelo cérebro, cujo objetivo é manter a temperatura do corpo em torno de 37ºC. Quando nos expomos a um calor intenso este sistema precisa se readaptar e, enquanto isto não acontece, ficamos com uma sensação de desânimo que pode se agravar ao longo dos dias quentes.

"Ambientes muito quentes podem sobrecarregar os mecanismos de enfrentamento de calor do corpo, aumentando o risco de doenças", afirma o cardiologista especializado em Medicina Esportiva da Fundação do ABC e Diretor Técnico do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mauá, Marcelo Ferreira.

Entretanto, é possível adotar algumas medidas simples em seu dia a dia para diminuir os efeitos nocivos das altas temperaturas sobre o organismo. Confira!


Como enfrentar o calor no trânsito:

- Pouco antes de sair, abra as portas do carro para facilitar a ventilação;
- Use óculos escuros, filtro solar e roupas leves;
- Leve sempre uma garrafa d?água, principalmente quando houver previsão de muito calor e ar seco;
- Cuidado com o uso do ar condicionado do carro: em excesso, ele pode provocar doenças respiratórias. Ao usá-lo, mantenha-o até 5ºC abaixo da temperatura externa.

Veja como proteger seu organismo:

- Para reduzir a sensação de cansaço, aumente a ingestão de água para repor os sais minerais perdidos com a transpiração. Não espere sentir sede, pois isto já significa que seu corpo está desidratado;
- Para evitar tonturas, alimente-se a cada três horas e evite o excesso de açúcar, sal e cafeína;
- Para reduzir o calor corporal, prefira alimentos crus ou pouco cozidos. Alimentos muito quentes servem como vasodilatadores e aumentam a temperatura do corpo;
- Idosos requerem uma atenção especial nos dias muito quentes, pois sofrem alterações naturais nos mecanismos de controle térmico, favorecendo quadros perigosos de desidratação. Os mais velhos devem usar roupas leves, beber muito líquido e procurar seu médico para fazer adaptações no controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

O que fazer para dormir bem:

- Mantenha as cortinas fechadas durante o dia, evitando a exposição excessiva de sol na residência;
- Faça uma dieta leve antes de dormir e evite bebidas estimulantes, como café;
- Prefira lençóis de algodão ou linho aos sintéticos, pois esquentam menos;
- Tome um banho fresco para relaxar;
- Ao usar ventilador, não deixe o aparelho virado diretamente para o seu corpo. Já se preferir o ar condicionado, mantenha-o em uma temperatura agradável, em torno de 24ºC. Deixar uma bacia de água no ambiente é uma boa dica para umidificar o ar.

Adapte sua rotina de atividades físicas:

- Prefira fazer os exercícios antes das 10h e após as 16h;
- Beba bastante água antes, durante e depois dos treinos;
- Nunca faça exercícios em jejum, aposte em um lanche leve;
- Use roupas leves e de cor clara ou roupas com tecido próprio para atividade física que não absorvem calor; - Use bonés e óculos escuros para proteger o rosto e os olhos da radiação solar;
- Não dispense o aquecimento antes do treino;
- Respeite os limites do seu corpo. Caso tenha cansaço além do normal, cefaleia, tontura, vista turva ou vômitos, pare imediatamente e procure atendimento médico.